Habitação e Saúde na Metrópole

TextoCompleto: Habitação e Saúde na Metrópole

Neste artigo para a Revista Estudos Avançados (USP), a pesquisadora do Observatório das Metrópoles Suzana Pasternak discute o conceito de moradia adequada, e mostra que os indicadores utilizados no Brasil, embora adequados para o momento e o local, não cobrem todas as condições habitacionais para promover a saúde e o bem-estar dos moradores. A análise explicita a relação habitação-saúde através de quatro dimensões: casa e doenças transmissíveis, casa e necessidades fisiológicas, casa e acidentes domésticos, casa e saúde mental. Ao final, Pasternak descreve as condições ambientais das favelas paulistanas.

A revista Estudos Avançados é uma publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Criada em dezembro de 1987, conta com 88 edições publicadas. Sua sobrevivência reflete, naturalmente, a vitalidade conquistada pelo IEA, responsável por sua edição.

A publicação tem lançado dossiês sobre questões candentes como a situação do negro no Brasil, a nossa pluralidade étnica, cultural e religiosa, a necessidade de incentivar a produção de formas não-poluentes de energia, o desmatamento da Amazônia, as repercussões internas da crise financeira internacional, a complexidade da vida urbana nas metrópoles da Nação, o desenvolvimento sustentável, vêm sendo abordadas de modo exaustivo, na medida que centros superiores de pesquisas do Brasil e do exterior nos têm disponibilizado ampla informação e densas interpretações em todos esses campos graças à idoneidade que reconhecem nas propostas e atividades do Instituo de Estudos Avançados.>>>Mais

Acesse o artigo completo Habitação e Saúde de Suzana Pasternak na Plataforma Scielo.

 

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: