Cheque em Branco? Adrian Gurza Lavalle fala sobre instâncias de participação / observaSP

Gestão Doria ignora conselhos participativos e destitui conselheiros. Vitória nas urnas garante plenos poderes para gestores públicos? / Por Gisele Brito*

TextoCompleto: Cheque em Branco? Adrian Gurza Lavalle fala sobre instâncias de participação

Antes mesmo do novo prefeito de São Paulo, João Doria Jr., tomar posse em 1° de janeiro, as placas de sinalização com os novos e mais altos limites de velocidade das marginais já estavam prontas. A situação incomodou os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), que tentaram participar, sem sucesso, da decisão. Para os conselheiros, a prefeitura afirmou que a medida havia sido debatida durante o processo eleitoral, em que Doria venceu com 53% dos votos válidos, argumento refutado por parte dos conselheiros. “Eleição não é cheque em branco. A gestão atual não parece entender o que é a participação”, afirma Carlos Aranha, ex-representante do Conselho Municipal de Política Urbana no  CMTT. Apesar de seu mandato ir até novembro de 2017 no Conselho de Transporte, Aranha foi destituído do cargo sem aviso prévio. “Basicamente cheguei na reunião e meu nome não estava mais na lista”, relata.

Aranha representa movimentos de mobilidade urbana no CMPU e foi eleito por seus pares para representar esse conselho no de transporte. A justificativa dada a ele para a perda de mandato  de maneira informal é que a vaga do CMPU competia com a da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento, pasta nova proveniente da junção da antiga Secretaria de Licenciamento com a de Desenvolvimento Urbano, onde até então estava sediado o CMPU.”Há um mandato a ser cumprido. Não é nomeação ou indicação, que podem ser alterados. É um mandato que deve ser cumprido”, afirma Aranha. (Ver mais)

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: