Triptyque | Mediateca de Osny, França

A mediateca de Osny foi concebida pelos arquitetos da Triptyque como um espaço urbano coberto, um prolongamento do espaço público

Triptyque

O projeto se desenha liberando ao máximo possível a planta arquitetônica, reduzindo as fronteiras entre interior e exterior. O prédio foi concebido com um grande vão livre , privilegiando a fluidez espacial e a evolução dos espaços interiores para futuras adaptações.
A mediateca está coberta por um dossel de concreto sustentado por pilares e delimitado por uma grande cortina de vidro. Graças a esse vidro, o prédio se beneficia do máximo de transparência possível, o que permite de colocar em perspectiva os espaços internos. Aliás, pode-se dizer que os muros não existem mais, otimizando assim a relação entre o equipamento publico e a vida da cidade.

A mediateca foi construída em dois níveis: no térreo o visitante encontrará espaços destinados às crianças e jovens, e também um espaço de relaxamento. O mezanino abrigará escritórios e uma sala de reunião. Finalmente, os espaços de documentação e de multimídia, assim como uma sala de trabalho, estarão situados no primeiro andar.

O escritório Triptyque quis simplificar a arquitetura a fim de que a construção seja dedicada à grandeza dos espaços (pé direito alto, vidros de piso a teto).

Assim a mediateca de Osny se tornará um símbolo de fluidez e de acessibilidade da informação para todos. Ela reafirma as relações sociais reais em um mundo cada vez mais virtual. A mediateca de hoje, segundo a Triptyque, é uma praça pública acessível e dedicada a troca de informações.

Os trabalhos da mediateca de Osny começaram em Março de 2014, o prédio deveria ser entregue em Abril de 2015

Sobre Triptyque –  Desde o ano 2000, Triptyque Architecture explora as ferramentas que podem servir à construção contemporânea e sustentável e participa da evolução dos espaços urbanos. Hoje sediada em São Paulo e Paris, a agência criada por Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli completa 12 anos de criação com tendência experimental. Inicialmente baseada em São Paulo, a agência enfrentou uma paisagem urbana em total desenvolvimento, um perfeito estímulo à criatividade. Dessa eletricidade, a Triptyque tirou inspiração para a realização de projetos como Harmonia_57, Fidalga_727 e Colombia_325. Em 2008, a agência iniciou o seu trabalho na França; neste ano,  recebeu o prêmio dos Nouveaux Albums des Jeunes Architectes do Ministério Francês da Cultura (NAJA 2008). A partir daí, a agência exportou seu expertise para Courbevoie para Osny, que receberá o projeto de uma mediateca em 2014. Reconhecida por sua obra contemporânea e experiências na construção sustentável a Triptyque foi convidada a realizar instalações e performances apresentadas na Bienal de Hong Kong/Shenzen em 2009, no museu Guggenheim de Nova York, no London Festival of Architecture e no Victoria&Albert Museum, em Londres, em 2010. Em 2014, a Triptyque, mais que nunca, exerce a sua arquitetura nos dois continentes traduzindo suas inspirações e as suas experiências, de um país para o outro.

Ficha – Mediateca de Osny – Osny 95 – França / Cliente: Prefeitura de Osny / Autor do projeto: Triptyque (arquiteto mandatário) / Bidard & Raissi (arquitetos associados) / Programa: Mediateca BBC / Missão: missão de base / Área útil: 1487 m² / Superfície do terreno: 2150 m² / Orçamento: 3,65 Milhões de Euros / Calendário: em obra / Localização Place dês impressionnistes – 95520 Osny – França / Data de entrega do projeto: Abril 2015 / Arquitetura: Triptyque / Associados: Greg Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli / Cordenador geral Morgan Rapy / Chefe de projeto Damien Murat / Créditofoto: Triptyque / Equipe Agência de estudos técnicos TCE: Arcadis / Acústica: Tisseyre & associados / Empreendedora Empresa geral: Fayolle & Fils  | webTriptyque

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: