MACS recebe obra de Fábio Alvim

Luminária “Concha” foi doada ao MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), pela família do artista já falecido. É datada de 1978, com reedição em 2013.

 

MACS / Fábio Alvim

MACS recebe obra de Fábio Alvim

A obra de um dos mais inventivos e inovadores designers brasileiros, com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente, chega para encorpar o acervo em formação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), interior de São Paulo.

Intitulada “Concha”, a luminária, assinada por Fábio Alvim, é rara e catalogada pelo Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York. A peça foi doada ao MACS, neste mês de fevereiro, pela família do artista. “Há poucas dessas no mundo”, comemora Cristina Delanhesi, presidente do museu. No decorrer deste ano, a instituição apresentará a obra durante sua programação de exposições.

A “Concha” foi criada em 1978 e foi restaurada em 2013, sob coordenação da filha do artista, Manuela Alvim, e sua sócia, a designer Lígia Carnicelli. Segundo Manuela, o processo de restauro da peça original passou por lixamento do metal e pintura eletrostática em branco, além da troca do tecido e da lâmpada.

A doação chega ao MACS por intermédio do museólogo da instituição, Fábio Magalhães, que foi professor de graduação do artista. Durante duas oportunidades, uma quando ainda era diretor do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em 1993, e outra, como curador do Painel Expositivo Fábio Alvim, no MCB (Museu da Casa Brasileira), em 2013, Magalhães manteve contato estreito com as criações de Alvim. “Reconhecemos que o MACS dialoga com o assunto da produção artística do meu pai, por ser um museu voltado para as artes plásticas, fotografia, arquitetura e urbanismo e design”, pontua Manuela, que adianta, ainda, a possibilidade de futuras parcerias com o MACS.

Para que o publico conheça as obras restauradas, Manuela pretende, ainda neste ano, promover uma mostra da retrospectiva completa da produção do pai pelos museus de todo o país. Atualmente, as peças estão em fase de restauro e a retomada da produção e da comercialização destas obras visa reposicionar o legado artístico do autor para o mercado de arte, lojas de design e de iluminação, nacionais e internacionais.

Está nos planos da família igualmente criar o livro-catálogo “Fábio Alvim – Design e Invenção”, para legitimar a criação das peças do autor e registrar o caráter permanente de sua produção. Este lançamento, assim como a mostra, faz parte do projeto Fábio Alvim Design, que é feito sob coordenação de Manuela e Lígia. Para tal evento, o bibliófilo José Mindlin deixou um prefácio, em que sublinha o papel pioneiro do designer.

Enquanto isto, a luminária “Concha”, em breve, poderá ser conhecida em mostras abertas ao público no MACS. A agenda de eventos, cursos e exposições será divulgada já neste mês de março. A sede provisória do MACS está localizada no Chalé Francês, que fica na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/n, no Centro de Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3233-1692.| webMACS

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: