Canteiro-Escola | projeto retoma atividades

Com trabalhos realizados em assentamento rural, IAU-USP retoma atividades do projeto Canteiro-Escola em 2014

Canteiro-Escola

Casa popular do projeto Canteiro-Escola, da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP

Mãos à obra e também na massa!  Assim são as atividades, praticamente 100% práticas no dia-a-dia do projeto Canteiro-Escola, desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos desde o início de 2013 e que retomou no último mês de março seus trabalhos neste ano.

A terceira oficina conta com 70 alunos inscritos, divididos em duas turmas, cujas atividades de produção da casa popular com técnicas de madeira e terra são realizadas aos sábados e domingos. A coordenação do projeto é de Thiago Lopes, doutorando pelo IAU-USP e pela Escola Nacional Superior de Arquitetura de Grenoble (França), com supervisão da professora Akemi Ino, também docente no Instituto.

Entre o público do Canteiro-Escola estão estudantes de Arquitetura e áreas afins, profissionais da área de construção, trabalhadores assentados e pessoas em geral interessadas no tema. Segundo a coordenação, através de diálogos teóricos e práticas construtivas dentro do mesmo espaço de trabalho, o curso aborda as diferentes etapas de produção da habitação, alimentando um canteiro que se destaca como espaço pedagógico, de experimentação, participação e troca mútua entre os participantes.

Os trabalhos já realizados abrangem as etapas construtivas das fundações, estruturas e coberturas. Nesta terceira oficina serão realizadas as bases da casa, os painéis das paredes e os revestimentos.

O palco do projeto Canteiro-Escola é a Comunidade Agrária Nova São Carlos, assentamento rural de reforma agrária onde vivem 83 famílias numa área de 1.158,5 hectares no município de São Carlos/SP. O curso Canteiro-Escola é realizado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP. Neste semestre, as atividades terminam no dia 29 de junho.| webCasaSuindara

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: