Termomecanica | Desafio Universitário

Termomecanica promove o Desafio Universitário, destinado a estudantes e pesquisadores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Design, premiará os melhores projetos de inovação em produtos ou soluções técnicas e de pesquisa
Nas categorias ‘Soluções Inovadoras’ e ‘Salvador Arena’ poderão inscrever-se projetos de design de novos produtos ou novas soluções técnicas de engenharia dentro do tema ‘Onde tem inovação, tem cobre’, enquanto a categoria ‘Projetos de Pesquisa’ reunirá estudos que abordem o desenvolvimento de novas ligas, produtos ou processos que empreguem o cobre.

TermomecanicaA Termomecanica, líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas), promove a 2ª edição do seu Desafio Universitário. Este ano o concurso é aberto à participação em três categorias distintas, definidas de acordo com o perfil dos participantes, que contam com julgamento e premiações independentes. O objetivo, além de incentivar e premiar a criação de projetos de novos produtos e/ou soluções técnicas com o uso do cobre e de suas ligas, também é reconhecer e patrocinar os trabalhos desenvolvidos pelos participantes da categoria Projetos de Pesquisa. As inscrições para o Desafio Universitário Termomecanica já estão abertas e vão até o dia 30 de junho de 2014.

A categoria Soluções Inovadoras é dirigida a estudantes de cursos de ensino superior de Tecnologias e de Graduação em Engenharias, Arquitetura, Design, e demais áreas relacionadas. Já a categoria Salvador Arena é voltada exclusivamente para estudantes dos cursos de Graduação e Pós-graduação lato sensu da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), colaboradores da Termomecanica ou da Fundação Salvador Arena e seus parentes em 1º grau, desde que matriculados em cursos de ensino superior de Tecnologias ou de Graduação em Engenharias, Arquitetura, Design e afins. Os participantes de ambas as categorias poderão contar com o auxílio opcional de um professor-orientador pertencente à mesma instituição de ensino para apoiá-los durante o desenvolvimento do projeto.

As duas categorias estão abertas para receber projetos de design para novos produtos e/ou novas soluções técnicas de engenharia com o uso do cobre e de suas ligas, dentro do tema ‘Onde tem inovação, tem cobre’. Só serão aceitos os trabalhos que adequem-se completamente ao tema, que abrange ideias inovadoras em metais, chuveiros, acessórios para lavabos, salas de banhos e banheiros públicos, comerciais ou residenciais. Além disso, os participantes também poderão desenvolver projetos para maçanetas e fechaduras aplicáveis em quaisquer ambientes públicos de contato cruzado desenvolvidos em cobre antimicrobiano, ou seja, ambientes utilizados por um grande número de pessoas em rotatividade, onde a ação antimicrobiana do cobre é extremamente benéfica, como hotéis, restaurantes, parques, academias, clubes, shoppings e hospitais.

Já a categoria Projetos de Pesquisa, dirigida a estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado ou pós-doc) dos cursos de Engenharias, Arquitetura, Design e áreas relacionadas, deverá ser composta, no mínimo, por um estudante de pós-graduação, que será o autor titular da pesquisa, e um professor-coordenador, com título de doutor ou qualificação equivalente, pertencente à instituição de ensino do estudante. A grande oportunidade dos concorrentes desta categoria do Desafio é a possibilidade da formação de convênios entre a Termomecanica e os pesquisadores para apoio financeiro ao desenvolvimento dos projetos selecionados.

O objetivo é eleger os melhores projetos de pesquisa que abordem estudos relacionados ao desenvolvimento de novas ligas, produtos, ou processos envolvendo a utilização de cobre ou suas ligas dentro de quatro segmentos distintos. Um desses temas é ‘Óleo e Gás’, que compreende as atividades de exploração, produção, transporte, refino e distribuição de petróleo e gás. ‘Energia Sustentável’ também faz parte dos possíveis temas a serem desenvolvidos pelos estudantes e envolve o emprego de tecnologias utilizadas para permitir a geração de energia a partir de fontes alternativas, como eólica, solar, hidráulica, geotérmica, de biomassa e também de marés.

Outros dois segmentos de trabalho também estão incluídos na categoria Projetos de Pesquisa: o ‘Sucroenergético’, que compreende todas as atividades agrícolas e industriais relacionadas à produção de açúcar, bioetanol e bioeletricidade; e o Automobilístico’, voltado para a indústria de manufatura de veículos leves, camionetes, utilitários, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias, além de diversos outros produtos e serviços que compõem os elos da cadeia produtiva.| webDesafioTermomecanica

 

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: