CasaE | Mata Atlântica no jardim

Vegetação original da Mata Atlântica é mais resistente e permite economia de insumos. Pássaros já começam a habitar a pequena floresta da CasaE

O jardim de plantas nativas da Mata Atlântica e Cerrado da CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, que fica na Zona Sul da Capital, já está virando uma pequena floresta e começa a atrair novos moradores. Um beija-flor construiu seu ninho e dois filhotes nasceram em fevereiro. “É uma prova da funcionalidade da mata nativa. A expectativa é que outros pássaros façam o mesmo e venham habitar o espaço”, afirma Ricardo Cardim, Botânico responsável pelo projeto.

CasaE

CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, ganha jardim de plantas nativas da Mata Atlântica e Cerrado

Além de muito resistentes, as plantas nativas regionais são mais sustentáveis: demandam baixa manutenção, menos insumos, como adubos e produtos de combate às pragas, já que não costumam sofrer ataque. Também economizam água porque funcionam baseadas no regime de chuvas da região, exigindo menos rega.
A irrigação, inclusive, é feita com a água da chuva que é recolhida por meio de pisos drenantes e armazenada em reservatórios para reutilização.

“É o primeiro jardim em uma construção sustentável com uso exclusivo de plantas nativas, fazendo da CasaE uma edificação única em sustentabilidade regional”, garante Cardim.

Segundo o botânico, se fosse um jardim com plantas estrangeiras, como normalmente se faz, seria preciso tratar doenças, investir em adubo, podas, além de consumir maior volume de água. “A maior parte da vegetação utilizada nas grandes cidades para arborização e paisagismo é de origem estrangeira, o que extinguiu espécies nativas e causou desequilíbrio ecológico”, explica Cardim.

O paisagismo da CasaE foi planejado após pesquisas sobre a vegetação que existia no local no passado. A construção está localizada onde ficava a margem do riacho Cupecê, hoje canalizado embaixo da Avenida Prof. Vicente Rao. Como resultado, foi recriado um trecho de Mata Atlântica nativa de São Paulo, com espécies quase extintas na metrópole, como o cambuci (Campomanesia phaea) e a copaíba (Copaifera langsdorffii). Boa parte das espécies presentes produz frutos para o homem e para a fauna.

Além de criar a oportunidade para que as pessoas conheçam as principais espécies nativas, o jardim da CasaE gera melhorias significativas na qualidade de vida. As plantas auxiliam na filtragem e remoção dos gases e partículas poluentes do ar, aumentam a umidade do ar pela liberação de vapor de água, absorvem o carbono emitido pelos veículos, atenuam a poluição sonora, diminuem as ilhas de calor e promovem maior conforto psicológico.

Espécies nativas de São Paulo presentes no jardim da CasaE: angico – branco (Anadenanthera colubrina) / Ingá (Inga sp.) / palmito-jussara (Euterpe edulis) / capororoca-vermelha (Rapanea ferruginea) / guatambu (Aspidosperma sp.) / embiruçu (Pseudobombax grandiflorum) / cereja-brasileira (Eugenia brasiliensis) / angico do cerrado (Anandenanthera falcata) / canela (Nectandra megapotamica) / cambuci (Campomanesia phaea) / jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) / cedro-rosa (Cedrela fissilis) / pau-viola (Cytharexylum mirianthum) / manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) / tapiá (Alchornea sidifolia) / camboatã (Cupania vernalis) / cabeludinha (Plinia glomerata) / araçá (Psidium cattleyanum) / pitanga (Eugenia uniflora) / jerivá (Syagrus romanzoffiana) / copaíba (Copaifera langsdorffii).

Sobre a BASFA BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço http://www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil). /– As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás). /- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6 mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.| webBASF

Sobre a CasaE – A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2./ O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® – poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%./ A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.| webCasaE

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: