Anatxu Zabalbeascoa | Tudo sobre a casa

Tudo sobre a casa – A história da casa segundo Anatxu Zabalbeascoa com ilustrações de Riki Blanco e prefácio de João Sete Whitaker Ferreira: “O passado revela mais necessidades do que caprichos por trás das grandes decisões arquitetônicas”

As cozinhas, as banheiras e até os garfos escondem uma história. A vida privada diz tanto sobre uma civilização quanto a análise de suas batalhas e guerras. Em Tudo sobre a casa, a jornalista e historiadora Anatxu Zabalbeascoa analisa a evolução das residências ao longo da história e revela a origem de nossos arraigados hábitos domésticos.

Anatxu Zabalbeascoa - Tudo sobre a casa

Anatxu Zabalbeascoa analisa a evolução das residências ao longo da história

Se os romanos comiam deitados, e durante a Idade Média foi imposto o costume bárbaro de comer sentado ao redor de uma mesa, os reis renascentistas, por sua vez, costumavam comer sozinhos em frente a um numeroso séquito que permanecia de pé a sua volta. As primeiras camas construídas eram estruturas elevadas para evitar umidade, correntes e ratos. E, mais do que um móvel destinado ao descanso, para a nobreza medieval o leito foi um dos epicentros da atividade social da corte, onde se recebiam visitas ou se tratavam assuntos de Estado. Os banheiros não tiveram um espaço próprio dentro da casa até o início do século XX, quando convergiram a generalização dos encanamentos, a água quente e as doutrinas higienizadoras.

Tudo sobre a casa é uma crônica leve e apaixonante dos fatos que configuraram a evolução da casa e de nossos hábitos domésticos. Arquitetura, tecnologia e vida privada confluem nessa obra que, partindo de uma análise social e antropológica, narra a história de seis espaços – cozinha, quarto, jardim, sala e sala de jantar – para revelar a evolução de nosso próprio cotidiano. Por suas páginas não apenas desfilam Le Corbusier e Chippendale, o estilo imperial e os jardins suspensos da Babilônia, mas também inventores e decoradores, políticos e monarcas, assim como nobres, burgueses e camponeses.

O estudo de Anatxu Zabalbeascoa discorre paralelamente às ilustrações de Riki Blanco, criadas especialmente para esse relato, e que conseguem captar e levar o leitor a ambientes passados com uma acuidade excepcional. Além disso, o artista de Barcelona criou um magnífico vídeo animado com as ilustrações do livro, que pode ser visto em nosso facebook: http://www.facebook.com/editoragustavogilibrasil

Os autores: Anatxu Zabalbeascoa (Barcelona, 1966) é jornalista e historiadora especializada em arquitetura. Trabalha como crítica para o jornal El País e, paralelamente, escreve no blog ‘Del tirador a la ciudad’. Também é autora de vários livros de arquitetura, entre eles, Minimalismos (2001), Las casas del siglo (1998) e Vidas construídas (1998), publicados pela Gustavo Gili./ Riki Blanco (Barcelona, 1978) é ilustrador editorial, e também colabora para a imprensa, para música e criando pôsteres. Com mais de 20 livros, seu trabalho tem sido reconhecido com prestigiosos prêmios na Espanha e no mundo./ João Sete Whitaker Ferreira é professor doutor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor doutor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Vice-coordenador da Área de Concentração Habitat do Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. É coordenador e pesquisador sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAU USP e co-líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Produção e Gestão da Habitação Social no Brasil, na FAU Mackenzie.

Ficha: Tudo sobre a casa / Anatxu Zabalbeascoa / Editora: GGBrasil / 223 páginas / ISBN: 9788565985147/ Capa dura / 2014/ R$ 89,00| webGGBrasil

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: