A arquiteta Anna Novaes projeta residência sob os conceitos do famoso Van Der Rohe
Considerando sua enorme admiração por Ludwig Mies Van der Rohe – arquiteto alemão, um dos principais do século XX, que ajudou a definir a arquitetura moderna -, a arquiteta Anna Novaes, da Conseil Brasil, elaborou o projeto de uma residência de 230m² com conceitos de arquitetura criados pelo famoso profissional. As referências utilizadas foram retiradas, principalmente, do projeto do pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona, popularmente conhecido como Pavilhão de Barcelona, que completará 85 anos em 2014.
Van der Rohe inovou nas estruturas e valorizou os espaços abertos. Ampliou ambientes ao utilizar vidros como divisórias, também em fachadas. Para a primeira metade do século passado essas características foram grandes inovações, e lhe concedeu reconhecimento. Suas concepções construtivas e urbanísticas foram expandidas e utilizadas mundialmente em projetos posteriores, inclusive no elaborado pela Conseil Brasil.
Na residência, localizada em Alphaville, São Paulo, a arquiteta optou por integrar todos os ambientes sociais – sala de jantar, sala de almoço, sala de TV, espaço gourmet e livings -, e ao mesmo tempo, separá-los apenas por divisórias de vidro, no modelo de portas de correr. Isso resulta na incidência de luz natural em todos os cômodos. A cozinha, por sua vez, está separada dos demais espaços por um painel desenvolvido pela própria arquiteta. Essa mistura de materiais, principalmente em composição com o vidro, é característica forte nos projetos de Van der Rohe. Outros destaques são as linhas retas e a objetividade estrutural, percebidas claramente na residência.
O arquiteto alemão foi ainda o criador da famosa frase “menos é mais”. Isso significa que, algumas vezes, a simplicidade de um projeto, com destaque apenas para uma arquitetura bem desenhada, basta para causar-lhe evidência, pois a real beleza está intrínseca nos elementos essenciais.
No projeto de Anna Novaes, o conceito para a decoração não foi diferente. A arquiteta preferiu investir em motivos estruturais e decoração fixa, como revestimentos diferenciados, além da escolha por uma cartela de cores sóbrias e neutras, utilizadas de modo elegante, sem extravagâncias, em todos os ambientes, também nos íntimos.
“Mies Van der Rohe é um dos meus grandes ídolos. Desse modo, suas concepções acabam sendo absorvidas em meus projetos. Neste específico, praticamente todos os itens estruturais podem ser associados a ele. Até mesmo a fachada traseira, que é inteiramente de vidro”, declara Anna Novaes.
SobreConseil – A Conseil Brasil é uma empresa de serviços especializada em projetos arquitetônicos e gerenciamento de obras corporativas e residenciais. Preza as relações com os clientes e busca sempre alternativas que combinem a criatividade com a realidade, orientando e respeitando as posições e determinações do cliente e usuário. SobreAnna – Anna Novaes é arquiteta formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e com especialização em Gestão Empresarial na FGV, soma cerca de 20 anos de experiência em desenvolvimento de mobiliário e decoração de interiores, inclusive no exterior. Hoje é sócia da empresa Conseil Brasil, e responsável pela coordenação e elaboração dos projetos, também acompanha as obras. SobreMarcos – Marcos Betoni é advogado formado pela Faculdade Paulista de Direito da Pontífica Universidade Católica (PUC), Marcos sempre teve sua carreira ligada à arquitetura e decoração de interiores. Após diversos cursos e 37 anos de atuação na fabricação e comercialização de mobiliários especiais para residências de alto padrão e áreas corporativas, identificou no mercado uma carência de experiência no desenvolvimento de soluções para ambientes. Decidiu, então, fundar a Conseil Brasil, empresa que comanda ao lado de sua sócia, a arquiteta Anna Novaes.| ConseilBrasil
Deixe um comentário