Jardim Vertical Absolut em empena cega

Projeto do Jardim Vertical chega para transformar o centro degradado da capital paulista e incentivar o processo criativo

Jardim Vertical AbsolutReconhecida por impulsionar e promover a arte e a cultura nos quatro cantos do mundo, a vodka premium líder do segmento, Absolut, também possui em seu DNA características urbanas e cosmopolitas. Sempre preocupada em transformar e incentivar o processo criativo, a marca agora mescla seu viés inovador e urbano à preocupação de enriquecer e transformar o grande centro da quinta maior cidade do mundo, lançando o Jardim Vertical por Absolut, o primeiro em empena cega na América do Sul.

O projeto está instalado em um dos edifícios no entorno do Minhocão, conhecido por sua engenharia bruta e pelo incontestável impacto na paisagem do centro. A proposta é transformar uma das áreas mais movimentadas e cinzentas da capital. Toda a instalação foi desenvolvida pelo Movimento 90°, precursora dos jardins verticais em grandes centros do Brasil. Além de transformar o contexto urbano, o projeto atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, contribui para aumentar a umidade do ar e a biodiversidade e transforma a estética da cidade. Segundo o estudo divulgado pela Universidade de Birmingham, o jardim pode reduzir em até 30% a poluição no entorno do projeto.

“Absolut acredita que as pessoas têm o poder de transformar o hoje para, assim, criar um futuro novo e melhor através da criatividade. E o Jardim Vertical por Absolut, feito em parceria com o Movimento 90° e Escola São Paulo, é uma maneira de trazer o conceito à tona, de mostrar essa crença da marca em um projeto concreto, que pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Além de inspirá-las a transformar até aquilo que parecia impossível, como o Minhocão”, afirma Rafael Souza, Grouper das marcas Premium da Pernod Ricard.

Com estrutura simples, a área de 220m² foi construída com material reciclado e placas revestidas de dupla camada de feltro, para o plantio da vasta gama de espécies de epífitas e litófitas, ao todo são 19 tipos de plantas. Para manutenção foi instalado um sistema automatizado de irrigação e fertilização. Além disso, o Movimento 90° realizará visitas esporádicas para verificação do sistema e abastecimento de adubos.

“Pretendemos que essa ação marque o inicio de uma transformação. O Elevado Costa e Silva é um símbolo de degradação urbana, de abandono e é também um dos lugares de maior concentração de empenas cegas, em São Paulo. É um marco instalar lá o primeiro jardim vertical em empena cega da América do Sul, mostrando que todas aquelas paredes podem ser jardins e que o entorno do Minhocão pode se tornar um pulmão para o centro da cidade”, afirma Guil Blanche, Diretor Executivo do Movimento 90°.

Além de levar área verde ao local, o projeto também oferece uma exposição de arte, a céu aberto, desenvolvida pelos alunos da Escola São Paulo em parceria com Absolut. A intervenção artística ocupa mais um espaço, também, de 220m², totalizando o projeto em 440m² de área vertical criativa e inovadora.

Inspirados na poluição sonora do Minhocão, a ferramenta principal para criação da arte é o software Processing, que transformou um elemento negativo como os ruídos, caos e barulho do centro, em uma instalação visual inovadora composta por uma estrutura metálica revestida por fitas plásticas, tinta, texturas e iluminação especial, garantindo efeitos excepcionais tanto de dia quanto de noite.

“A interação entre jovens criadores e a cidade atesta que não existem limites para construir conexões renovadas entre o homem e seu ambiente. O Jardim Vertical por Absolut chega para provar que o espaço público pode ser múltiplo e oferecer constantes e diferentes interações”, afirma Luiza Arcuschin, Diretora do Instituto Escola São Paulo.

A produção do Jardim Vertical por Absolut teve a coordenação da Agência F.biz e contou com a participação de, aproximadamente, 100 voluntários e seis artistas.

SobreAbsolut – Absolut é uma vodka premium número 1 do mundo com aproximadamente 11 milhões de caixas de 9 litros**e é uma marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados. Teve origem, em 1879, na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida. ABSOLUT possui como principal diferencial a fonte única de produção, o que garante controle de qualidade excelente no produto. Adquirida pela Pernod Ricard em 2008, a vodka possui em seu portfólio no Brasil as extensões das linhas saborizadas (PEARS, PEPPAR, CITRON, VANILIA, APEACH, MANGO), RUBY RED, BERRI AÇAÍ e a única vodka de luxo do País, ABSOLUT ELYX.| Absolut

SobreF – Com 14 anos de atividade (criada em julho de 1999), a F.biz é uma das maiores agências digitais do país. Tem uma abordagem brand-oriented, com foco em interatividade, combinando planejamento estratégico, criatividade e tecnologia. Criamos experiências. Experiências que visam engajar, inspiradas por uma nova dinâmica regida pelos diferentes públicos que se relacionam com a marca. Cada desafio de negócios e comunicação é tratado dentro de um método estrutural flexível para desenvolver posicionamentos de marca em ambientes interativos, e-commerce, projetos de mobilidade, criação, produção e monitoramento de campanhas e ações. Foi finalista do Prêmio Caboré em 2010 e em 2010 / 2011 / 2012, foi eleita pelo Great Place to Work como uma das melhores agências para se trabalhar no Brasil. Atualmente, tem 313 colaboradores e em sua carteira de clientes estão grandes marcas como Pernod Ricard, Unilever, Motorola, Pepsico, Netshoes entre outros.

SobreMovimento – O Movimento 90° é um negócio social, que nasceu em 2011, com o objetivo de transformar a paisagem de grandes cidades, a partir da instalação de Parques Verticais, no contexto urbano. A tecnologia foi adaptada às condições do Brasil, o que a tornou mais acessível e replicável. É capaz de reduzir em até 30% a poluição em seu entorno, resolver problemas acústicos, aumentar a umidade do ar, além de proporcionar conforto térmico no interior da edificação e gerar um beneficio estético à cidade. O Movimento 90° quer melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, catalisando o que há de melhor nos grandes centros urbanos: a relação de troca entre seus habitantes que nela criam e partilham.

SobreEscola – Fundada em 2006 por Isabella Prata, a Escola São Paulo é a única instituição da América Latina especializada no ensino e formação de profissionais para os setores da Economia Criativa. Desde sua inauguração, já formou mais de 20 mil alunos.

A instituição tem como propósito contribuir para a construção de um modelo contemporâneo de educação, que possibilite ao aluno autonomia no desenvolvimento de sua formação, a partir de uma proposta de construção curricular personalizada que leva em conta a história e as particularidades de cada aluno.

Na Escola São Paulo, cada aluno define o caminho a percorrer, auxiliado por uma equipe de mentores que o auxiliarão no sentido da busca dos seus objetivos.

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: